Atendimento

A função da análise de informações na hora do recrutamento

13/03/2024 12:47 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra como a análise de informações revoluciona o recrutamento. Otimize seu processo com o Zoho CRM. Conheça agora!
1 pessoa segurando um papel enquanto outras duas seguram tablets com dados
(Fonte: Freepik/Reprodução)
Se você está interessado em descobrir qual a função da análise de informações, você está no lugar certo! Veja os benefícios na hora do recrutamento!

As equipes de recrutamento, como as de gestão de pessoas, que podem aproveitar big data e usar análises terão mais sucesso. Estamos na era do recrutamento social e, com muitos dados e perfis de candidatos para percorrer, encontrar as melhores contratações confiando apenas nos métodos tradicionais de recrutamento pode ser semelhante a procurar um trevo de quatro folhas indescritível.

Felizmente, a tecnologia moderna tornou possível aproveitar muito, com análise de informações aplicadas no campo de recrutamento.

Entenda a função da análise de informações e sua importância para o recrutamento

A análise de gestão de pessoas tem várias vantagens em comparação com o modelo tradicional de recrutamento. À medida que você obtém insights sobre análises, você aprenderá por que é hora de adotá-las em sua organização. Também é melhor obter uma visão geral da transição para a análise preditiva com o tipo certo de ferramentas e dados.

A contratação preditiva está ganhando força

A análise preditiva usa informações para projetar o sucesso futuro dos candidatos com base em padrões entre os funcionários atuais. Aqui estão algumas das vantagens:

Ao contrário da contratação tradicional, que depende apenas da triagem manual de currículos e entrevistas baseadas em intuição, a contratação preditiva usa informações e algoritmos para recomendar os candidatos mais adequados. Pense no processo desta forma: quando você assiste ao Netflix ou ao YouTube, o mesmo tipo de vídeo do seu histórico aparece no seu feed como recomendações.

Com o uso de informações e algoritmos para escolher potenciais funcionários, as pessoas mais recomendadas são encaminhadas diretamente aos gerentes de contratação. Esse processo economiza tempo e evita o desperdício de oportunidades porque os candidatos com maior potencial não são rejeitados apenas por preconceito.

A contratação preditiva elimina possíveis contratações ruins com base em habilidades, experiência e comportamento. Evitar contratações ruins evita que a empresa tenha que lidar com funcionários ruins que podem afetar a produtividade, a satisfação do cliente e a cultura a longo prazo.

Etapas-chave no recrutamento orientado pela análise de informações

Muitas organizações podem ficar desencorajadas em usar análises, mas esse não deve ser o caso. Existem diferentes maneiras de começar. Faça uma avaliação estratégica para identificar as necessidades da empresa e como ela pode se beneficiar do uso da análise preditiva. Identifique as pessoas-chave na organização que devem estar envolvidas ou se for necessário um especialista externo. Quando a avaliação estiver concluída, faça um roteiro para identificar as ações a serem levadas em consideração.

Identifique e defina informações necessárias

Primeiro, marque uma reunião com seu gerente de contratação para definir e refinar seu pool de destino usando informações. Você pode “clonar” funcionários de alto desempenho usando sua educação, habilidades e experiências como critérios. Em seguida, concorde com um conjunto de talentos depois de ajustar o que você precisa.

Escolha as ferramentas certas em análise preditiva e relatórios

Existem muitas ferramentas de business intelligence (BI) usadas na análise preditiva. Eles são usados principalmente em marketing, vendas e campos relacionados, mas também são aplicados em análises de gestão de pessoas. Os BIs são as opções mais populares.

Essa ferramenta de BI é especializada em visualizações avançadas e foi projetada para se conectar a fontes de dados como SAP, Excel e muito mais.

Crie uma prova de conceito

Depois de identificar seus dados de destino, as ferramentas necessárias para coletar e apresentar dados e criar um modelo operacional demonstram o valor da adoção da análise preditiva. Deve haver uma prova de conceito quanto à escala do uso de análises em gestão de pessoas e seu potencial ROI.

Coloque seu plano de recrutamento em ação

O que vem a seguir é colocar sua estratégia em ação. Priorize os candidatos que provavelmente responderão e entre em contato com o candidato. O truque aqui é canalizar proativamente e alcançar candidatos em potencial, tornando-os cientes de sua organização e destacando seus pontos fortes.

Por que utilizar a função de análise de informações no recrutamento?

As equipes de contratação agora podem tomar decisões de recrutamento baseadas em evidências, em vez de decisões baseadas em experiência ou intuição. Eles podem usar a análise de recrutamento para medir o desempenho e definir ou ajustar as estratégias de contratação de acordo.

As equipes de contratação agora podem rastrear quais fontes estão enviando os melhores talentos, em vez de adivinhar ou confiar em evidências anedóticas. Eles podem diagnosticar e corrigir problemas em seu pipeline de talentos, melhorando o desempenho geral do recrutamento e a experiência do candidato junto com ele. Eles podem medir o impacto dos esforços de recrutamento em objetivos estratégicos de negócios e muito mais.

Não tenha medo de testar as águas. Embora o recrutamento tradicional possa ter funcionado para sua empresa no passado, adotar novas tendências e usar informações a seu favor pode criar uma mudança total em sua organização para melhor.

Com o cenário de recrutamento em rápida mudança no século 21, é importante se adaptar e acompanhar. Quem sabe, você pode encontrar as pessoas que ajudarão sua empresa a crescer ainda mais.

Agora que você sabe sobre a importância da análise de informaçõesna hora do recrutamento. É hora de conhecer o Zoho CRM. Garantimos resultados em automação para o seu negócio. Conheça nossas soluções!


Qual o seu nome? 
Qual o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Delab

Nós da Delab desenvolvemos os melhores sistemas para que você tenha à sua disposição as melhores ferramentas para atingir suas metas. Entendemos que nossos clientes precisam atender às necessidades do mercado de forma dinâmica e eficiente. O uso de tecnologias para organizar e agilizar o processo de vendas é fundamental para atingir este objetivo.

Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas