Como CRM diminui o Custo de Aquisição de Cliente

05/04/2024 11:15 - Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra como o CRM pode diminuir seus custos de aquisição de cliente. Otimize suas estratégias de marketing e vendas com o Zoho CRM. Experimente agora!
Homem sentado a frente de notebook com papéis de relatórios na mesa e em sua mão
(Fonte: Freepik/Reprodução)
Os custos de aquisição de clientes (CAC) representam os valores que você precisa investir para adquirir um novo cliente. É o montante total gasto em marketing e vendas ao longo de um período para conquistar clientes novos.

Frequentemente, os distribuidores também calculam a receita total ou o número total de pedidos durante o período para obter uma visão abrangente do CAC, considerando o crescimento da base de clientes, vendas e contagem de pedidos.

Se os seus custos de aquisição de clientes não puderem ser escalados com o crescimento, pode ser desafiador aumentar os lucros junto com a receita. Quanto menor o seu CAC, mais valiosa será a sua empresa para os acionistas e grupos de private equity, pois demonstra um modelo de crescimento escalável e repetível.

Felizmente, com uma plataforma de CRM completa, como o Zoho CRM, é possível reduzir o CAC de várias maneiras. Continue lendo e saiba como!

Qual a conexão entre o CRM e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?

Determinar e decidir sobre o Custo de Aquisição de Clientes é um desafio contínuo para muitas empresas.

Por exemplo, surgem questionamentos como:

"Devo investir em campanhas do Adsense com alta abrangência ou devo desenvolver estratégias de marketing de conteúdo para obter retornos a longo prazo?

Sob um determinado valor e preço, o CAC pode desempenhar um papel crucial na determinação dos lucros organizacionais globais. Também influencia o valor total transferido para o cliente em potencial.

O CRM no marketing permite a integração e otimização de diferentes atividades que contribuem para os custos de aquisição do cliente final. Também ajuda a aumentar a eficiência geral da aquisição de leads, proporcionando melhores retornos a custos mais baixos.

Custo de Aquisição de Clientes e seu impacto no CRM

Na maioria dos casos, as empresas involuntariamente complicam os custos de aquisição de clientes.

Custo de aquisição de clientes = Custos totais da campanha de marketing / Total de clientes adquiridos.

Neste contexto mais amplo, esse cálculo não leva em consideração as diversas nuances do marketing ou suas variações associadas. Como resultado, isso deixa uma lacuna significativa no cálculo dos retornos de marketing. Consequentemente, você acaba com cálculos que não são precisos.

Com o Marketing CRM, você pode alinhar e supervisionar diferentes operações e transações em andamento por meio de uma única plataforma. Isso permite o acompanhamento de todas as transações e trocas de valor.

Ao integrar uma plataforma de CRM, você também pode abordar os principais fatores que afetam os custos - transferência de valor, segmentação de clientes, gerenciamento de leads, previsão de oportunidades, atribuição de clientes, etc.

Ao alinhar diferentes atividades de marketing, é possível otimizar cada uma dessas partes de forma independente. Isso ajuda a obter um ROI melhor, resultando em retornos mais altos de todas as partes do processo.

Isso também fornece uma maneira abrangente de gerenciar as trocas de clientes e ajuda a aumentar o valor do cliente. Destacamos abaixo como o CRM reduz o Custo de Aquisição de Clientes. Confira:

Como o CRM reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?

1. O CRM fornece o perfil dos seus clientes-alvo

O Zoho CRM facilita a obtenção de listas direcionadas importantes para que você possa criar campanhas personalizadas, segmentar mercados específicos com base na mudança no comportamento competitivo, lançar novos produtos para o público certo e orientar os representantes para os negócios de forma mais rápida.

2. Expansão e aprimoramento do alcance

O CRM facilita a criação de mensagens oportunas e relevantes para os clientes. Não há mais adivinhação ou perda de tempo. Você pode alcançar cada cliente em vários canais - e-mail, online, LinkedIn, ligações e muito mais - aumentando a probabilidade de compra.

3. Aperfeiçoamento das vendas

O CRM facilita o acompanhamento de upselling, cross-selling e vendas repetidas para cada cliente. Você pode identificar rapidamente produtos complementares com base no histórico de compras e ajudar a identificar novos clientes para novos produtos. Vender mais para aqueles que já estão fazendo pedidos é a maneira mais rápida de aumentar a receita sem aumentar seus gastos com marketing.

4. Otimização do acompanhamento de vendas

Com o CRM integrado, seus representantes de vendas poderão gerenciar todos os novos leads e oportunidades para priorizar aqueles que provavelmente converterão ou terão os maiores níveis de lucro.

Você pode facilmente aumentar a resposta do cliente aumentando o número total de leads que estão sendo processados. Para isso, você precisa primeiro determinar os canais de marketing certos. Por exemplo, uma empresa de marketing deve primeiro escolher os canais de marketing adequados. Essa regra também se aplica para escolher as metas e objetivos de campanha.

O Marketing CRM permite que você acompanhe os desempenhos e métricas de campanha flutuantes. Isso permite que você obtenha os resultados de marketing mais precisos. Isso também envolve a escolha das palavras-chave estratégicas de foco e a eliminação de palavras-chave de baixo desempenho.

5. Utilizando decisões de marketing orientadas para o desempenho

Todos os profissionais de marketing de sucesso são bem-sucedidos na seleção cuidadosa de suas atividades. É necessário, primeiro, direcionar cuidadosamente cada decisão para o fluxo de marketing.

O Marketing CRM permite que você tome decisões e colete leads por meio de uma única plataforma. Isso ajuda você a maximizar os retornos de cada lead em potencial.

Isso ajuda você a maximizar os retornos acumulando decisões menores que levam a um benefício maior.

6. Escolhendo os canais a serem pagos e os que devem ser negligenciados

Tanto o Google quanto o Facebook fornecem meios de publicidade gratuitos e pagos aos usuários. Nessa situação, determinar retornos definitivos para ambos os canais pode rapidamente se tornar um problema.

A plataforma de CRM ajuda você a monitorar os retornos correspondentes a cada canal. Você também pode desenvolver uma melhor combinação de canais de marketing para obter melhores resultados.

Por fim, ter os custos certos de aquisição de clientes pode persuadir ou afastar seus retornos de marketing adicionais. Nessa situação, é extremamente importante obter investimentos em operações certeiras de marketing.

Se você ainda não possui um CRM, utilizar o Zoho CRM irá possibilitar a redução do Custo de Aquisição de Cliente. Conheça nossas soluções. A Zoho garante resultados para sua empresa.


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