A análise FOFA e o processo de vendas mantêm uma relação direta, uma vez que a primeira contribui para otimizar o segundo. A sigla FOFA se refere aos termos “fortalezas”, “oportunidades”, “fraquezas” e “ameaças”, respectivamente.
Cada um desses setores identifica as principais características de sua empresa e de que maneira as vendas são conduzidas atualmente. Analisar esses fatores de forma conjunta proporciona uma visão abrangente sobre os próximos passos.
Fortalezas ou strengths
- O que nossa equipe faz bem?
- Qual o principal fator que nos diferencia dos concorrentes?
- O que o público-alvo aprecia em nossa organização?
Fraquezas ou weaknesses
Já as fraquezas ou weaknesses englobam as iniciativas internas com desempenho aquém do esperado. O ideal é analisar primeiro as fortalezas e, em seguida, as fraquezas. Dessa forma, você tem um parâmetro do que está indo bem antes de verificar o que precisa ser ajustado.
Identificar os pontos fracos do seu processo de vendas é crucial para aprimorar essas ações. Em outras palavras, sua equipe só conseguirá otimizar as vendas após identificar o que está impedindo o aumento do faturamento, por exemplo. Concluir negócios já é uma tarefa desafiadora, e isso se torna ainda mais difícil se você não descobrir quais são os obstáculos existentes.
Algumas perguntas que podem orientar você são:
- Quais iniciativas atualmente têm desempenho abaixo do esperado e qual a causa disso?
- O que pode ser aprimorado na execução dos processos?
- Quais recursos são capazes de potencializar nosso desempenho?
Oportunidades ou opportunities
Após analisar as fortalezas e fraquezas do seu processo de vendas, chegou o momento de identificar as oportunidades, ou seja, o resultado das duas primeiras análises + qualquer iniciativa externa que coloca sua empresa em uma posição mais vantajosa.
Algumas questões que podem ajudar nessa área são:
Quais recursos podem ser usados para melhorar nossas principais fraquezas?
- Existem lacunas de mercado nos serviços prestados?
- Quais são as metas traçadas para o ano?
Ameaças ou threats
Por fim, temos a área de ameaças ou threats, que causam problemas no seu processo de vendas. Neste momento, é importante ter em mente que as ameaças são do ponto de vista externo e, portanto, não estão sob seu controle. Portanto, podem ser, por exemplo, uma pandemia, que interfere nos seus lucros.
Um exemplo de ameaça é a chegada de um novo concorrente próximo ao seu endereço, o que pode diminuir sua base de clientes. Para identificar as ameaças enfrentadas pelo seu negócio, você pode refletir sobre:
- Quais mudanças no seu mercado de atuação podem ser motivos de preocupação?
- Quais são as tendências mais evidentes no seu mercado?
- Em quais pontos os concorrentes apresentam um desempenho melhor que o nosso?