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CRM e ERP: principais distinções e como optar

12/12/2023 14:30 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Potencialize sua corretora de imóveis com o CRM certo. Gerencie leads, propriedades e fechamentos de forma eficaz. Descubra como o Zoho CRM pode impulsionar seu sucesso no mercado imobiliário.

CRM e ERP: principais diferenças e coo escolher
(Fonte: Zoho Blogs/Reprodução)
CRM e ERP são duas abreviações em inglês utilizadas para abordar soluções de gestão para empresas contemporâneas. ERP, traduzido do inglês como Planejamento dos Recursos Empresariais, representa uma estratégia concretizada por meio de software com aplicação abrangente. 

Geralmente, esse recurso é segmentado em módulos e serve como base para a administração geral da organização, integrando informações de diversas áreas. 

Por outro lado, CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, focando em relacionamento e acompanhamento das negociações com os clientes. Apesar de ter uma aplicação menos abrangente que o ERP, o CRM é tão crucial quanto a primeira solução mencionada. 

Leia este artigo para entender as principais divergências entre CRM e ERP e ficar informado sobre as melhores soluções para o seu negócio!

CRM e ERP: diferenças nos conceitos de gestão

Ambos os conceitos referem-se a soluções tecnológicas cujo propósito é integrar e padronizar os processos organizacionais, otimizando a atuação como um todo. 

Um sistema de gestão eficaz é composto por diversos módulos, correspondentes aos setores de uma empresa: administrativo, financeiro, contábil, gestão de pessoas, compras, entre outros. 

O principal objetivo do Planejamento de Recursos Empresariais é conectar o fluxo de informações da empresa, permitindo que todos os departamentos acessem informações estratégicas simultaneamente. Isso reduz a carga de trabalho relacionada ao compartilhamento de dados e flexibiliza a tomada de decisões. 

O CRM, por sua vez, visa permitir que as empresas estabeleçam relacionamentos duradouros com os clientes, compreendendo-os profundamente e retendo-os. 

A plataforma de CRM possibilita que os gestores compreendam as preferências de cada cliente, fornecendo precisamente o que necessitam no momento adequado e nas condições mais favoráveis.

CRM e ERP: principais divergências

Agora que compreendemos as diferenças, é possível identificar objetivos distintos entre CRM e ERP. 

Enquanto o CRM está relacionado aos processos comerciais, visando aprimorar o relacionamento com os clientes, o ERP concentra-se em otimizar os processos operacionais da empresa, buscando eficiência, produtividade e redução de custos. 

Portanto, a escolha entre uma ou outra solução dependerá das necessidades exclusivas do seu negócio.

CRM: controle e alinhamento na equipe de vendas

Se a sua necessidade é ampliar a capacidade de articulação da sua equipe de vendas na prospecção e conversão de leads, automação de marketing e compreensão das demandas do cliente, o CRM é a escolha certa.

Por meio dele, é possível introduzir um novo formato de trabalho para a sua equipe, mais ágil e dinâmico, permitindo a otimização do tempo para que os vendedores dediquem-se a ouvir mais os clientes e compreender suas necessidades.

A automação é outro fator crucial para quem opta pelo CRM. Com essa solução, não há necessidade de controles manuais e específicos da equipe de vendas para garantir que todas as informações relevantes de cada cliente estejam centralizadas no mesmo local. Isso possibilita que qualquer pessoa prossiga com o relacionamento com o cliente, mesmo na ausência do vendedor responsável.

A segurança da informação também é um benefício do CRM. Se um vendedor decidir deixar a empresa, sua lista de clientes estará segura na plataforma de clientes do próprio negócio, não com informações que poderiam fortalecer a gestão e o controle de oportunidades.

Zoho CRM: descubra mais oportunidades!

Um sistema de gestão de clientes e organizacional é essencial nos negócios modernos, independentemente do tamanho da empresa.

Uma coisa é certa: quanto mais cedo os processos dentro da sua empresa forem estruturados, seja na gestão ou nas vendas, menos trabalho será necessário para se adequar ao mercado no futuro.

Além disso, ao iniciar sua atuação com uma boa infraestrutura, você aumentará sua capacidade de atendimento, melhorando a qualidade do relacionamento com os clientes desde o início e estará mais preparado para atrair mais oportunidades de mercado.

Automatização de marketing e vendas

A aplicação de marketing e automação de vendas varia de empresa para empresa. No entanto, escolher a ferramenta que melhor atenda às necessidades desses temas é uma grande responsabilidade de qualquer empresa moderna.

O Zoho CRM é a ferramenta ideal para a sua empresa. Por meio de uma plataforma automatizada, é possível interagir regularmente com seu público para gerar confiança e reconhecimento de marca.

Através do fluxo de trabalho, sua empresa pode desenvolver uma lista de mala direta direcionada com base nas informações que possui sobre seus contatos e atraí-los com o envio de conteúdo relevante.

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