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CRM para sincronização de marketing e vendas: compreenda como utilizar

25/03/2024 13:23 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra como o CRM pode sincronizar marketing e vendas, impulsionando a eficiência e melhorando a experiência do cliente. Saiba mais sobre o Zoho CRM!
Pessoas num escritório com um quadro escrito CRM ao fundo
(Fonte: Freepik/Reprodução)
O CRM é fundamental para que os departamentos de marketing e vendas tenham uma estratégia bem alinhada de desenvolvimento, podendo verdadeiramente atrair e manter clientes ao trabalhar em conjunto, de forma eficiente. Esses dois departamentos, se operarem de forma independente, podem enfrentar grandes desafios para apresentar resultados satisfatórios. Mas como você pode, na prática, utilizar essa abordagem a seu favor? Entenda aqui a importância da colaboração entre os departamentos, como o CRM pode ajudar nesse sentido e como implementar essa mudança na estrutura organizacional. Boa leitura!

A relevância da sincronização entre marketing e vendas

Integrar as equipes de marketing e vendas é crucial para o bom funcionamento das empresas. É natural pensar que esses departamentos devem trabalhar em conjunto, pois a colaboração entre uma sólida estratégia de marketing e o esforço real de vendas oferece uma série de vantagens, tais como:

Alinhamento de objetivos

As equipes passam a trabalhar rumo a metas comuns, utilizando argumentos semelhantes e a mesma estratégia. Esse alinhamento potencializa a capacidade de atrair e gerar leads qualificados, enquanto o time de vendas converte esses leads em clientes.

Melhoria no atendimento ao cliente

A colaboração entre marketing e vendas permite uma coleta mais ampla de dados, proporcionando uma visão mais detalhada do perfil e comportamento dos clientes. Com base nessas informações, torna-se mais fácil criar estratégias para construir uma jornada otimizada para o consumidor, atendendo às suas necessidades, preferências e dores de forma personalizada.

Aumento de leads qualificados

O marketing utiliza estratégias para atrair leads qualificados, ou seja, potenciais clientes com maior probabilidade de adquirir os produtos ou serviços da empresa. Com a harmonização entre os setores de marketing e vendas, os leads são captados e qualificados com mais eficácia, facilitando o processo de conversão.

Comunicação mais eficiente

A integração entre os setores melhora a comunicação das equipes ao longo de toda a jornada comercial, evitando erros, mal-entendidos e a perda de informações importantes sobre os leads e clientes. Esses dados precisam ser compartilhados adequadamente para melhorar a eficiência geral das operações.

Otimização contínua

A troca constante de feedbacks entre os setores de marketing e vendas promove uma otimização de todo o processo estratégico, além da rápida resolução de erros e inconsistências durante a jornada do consumidor.

Ganho em eficiência e produtividade

Com essa união, a empresa evita problemas como retrabalho, duplicação de esforços e desperdício de recursos, sejam eles humanos ou financeiros. As equipes podem focar em atividades alinhadas com os objetivos da empresa, e qualquer desalinhamento pode ser corrigido. Todos ganham em produtividade e eficiência.

Resumindo, integrar as equipes maximiza o potencial da empresa, garantindo que as áreas trabalhem de forma harmoniosa e obtenham dados, experiência e consistência para oferecer uma melhor jornada aos clientes.

Como um CRM contribui para a integração entre marketing e vendas?

Durante muito tempo, as empresas cometeram o erro de não integrar os departamentos de marketing e vendas. Isso ainda acontece, apesar da estreita relação entre essas atividades. As organizações que superaram esse obstáculo e têm as duas equipes trabalhando juntas ganham em conhecimento, eficiência, atraem leads de melhor qualidade e têm mais facilidade em convertê-los.


O marketing encaminha os leads qualificados para que as vendas possam agir. O departamento comercial, por sua vez, não perde tempo com leads que não têm real interesse nos produtos ou serviços oferecidos.


Mas como otimizar todo esse processo para que seja feito com a máxima eficiência? É necessário contar com um CRM, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

O CRM centraliza dados para otimizar as relações entre a empresa e seus clientes, melhorando a experiência do consumidor e impulsionando o crescimento do negócio. Um sistema de CRM é implementado por meio de uma plataforma de software que coleta, organiza e gerencia dados sobre os clientes, como detalhes de contato, histórico de interações e compras, preferências e necessidades.


Essas informações são fundamentais para compreender o cliente, suas dores e necessidades, permitindo que a empresa ofereça um trabalho mais personalizado e eficiente.


Vamos aos benefícios de integrar marketing e vendas no CRM:


Melhoria na gestão de vendas e automação do marketing: O CRM centraliza os dados para que todos os envolvidos saibam o que está acontecendo na jornada do cliente a qualquer momento, seja do marketing ou das vendas. Isso facilita a gestão das vendas e a automação do marketing. Quando os leads estão qualificados, podem ser repassados para os vendedores, que podem entrar em contato, e o CRM armazena esses contatos para que as estratégias futuras sejam otimizadas.


Ganho em eficiência: As empresas podem desenvolver relacionamentos mais sólidos com os clientes, identificando suas necessidades e oferecendo soluções personalizadas.

Zoho CRM: integração entre marketing, vendas e muito mais!

O Zoho CRM pode ser integrado a ferramentas de automação de marketing para que sua empresa crie campanhas personalizadas, segmente o público com eficiência e acompanhe o desempenho das ações de marketing.

Todo o processo, tanto do marketing quanto das vendas, torna-se melhor aproveitado com um software de CRM de fato otimizado. O Zoho CRM é fácil de usar, com interface intuitiva que facilita sua implementação no dia a dia da empresa, e o treinamento dos funcionários para usá-lo é simples e rápido.

A plataforma é customizável, permitindo a personalização de processos para que se adaptem ao fluxo da organização. O Zoho CRM pode ser integrado com outros aplicativos, oferece recursos avançados de automação de vendas e marketing, acompanhamento de leads e gerenciamento de campanhas.

Além disso, o Zoho CRM permite o gerenciamento de leads, sua qualificação e acompanhamento da jornada até a conversão em clientes. Tudo isso contribui para otimizar o processo de vendas e aumentar as taxas de conversão.

Por fim, a plataforma oferece uma ampla gama de análises e relatórios detalhados, permite acesso por meio de dispositivos móveis e muito mais. É a solução que você precisa para integrar marketing e vendas, alcançando eficiência e excelentes resultados.


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Sobre a Delab

Nós da Delab desenvolvemos os melhores sistemas para que você tenha à sua disposição as melhores ferramentas para atingir suas metas. Entendemos que nossos clientes precisam atender às necessidades do mercado de forma dinâmica e eficiente. O uso de tecnologias para organizar e agilizar o processo de vendas é fundamental para atingir este objetivo.

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