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Entendendo seus Clientes: Estratégias e Ferramentas para Fidelização

01/04/2024 16:13 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra estratégias e ferramentas para entender e fidelizar seus clientes. Conheça o Zoho CRM para impulsionar suas vendas!
Homem e mulher definindo estratégias
(Fonte: Freepik/Reprodução)
Se você deseja saber quem são seus principais clientes e como eles preferem ser tratados, então não deixe de ler este artigo e adote a melhor abordagem! Entender quem é seu cliente é crucial para definir uma estratégia de atração e fidelização eficaz. Afinal, a partir desse entendimento, é possível elaborar melhores estratégias para alcançar seu público-alvo.

É interessante ressaltar que, de acordo com uma pesquisa conduzida pela PwC, aproximadamente 89% dos brasileiros consideram a experiência do cliente como um fator essencial ao escolher uma marca ou produto. Para oferecer uma experiência de qualidade, você precisa saber quem são seus principais clientes - e é sobre isso que falaremos a seguir.

Como descobrir o perfil do cliente?

Para saber quem são seus principais clientes, é necessário descobrir seu perfil. Esse perfil refere-se a um conjunto de comportamentos e características do comprador ideal para sua empresa. Descobrir o perfil de seus clientes é o primeiro passo para estratégias eficazes. Afinal, a partir dessa análise, você entende como chegar até os clientes, ou seja, como a abordagem pode ser eficaz a ponto de se converter em vendas. Vale destacar que o perfil dos clientes não inclui detalhes específicos sobre eles - você só consegue isso definindo uma persona: o cliente ideal para o seu negócio.

Por que conhecer os principais clientes?

Muitas empresas questionam a importância e os motivos para explorar o conhecimento sobre seus principais clientes. E a resposta é simples: essa é a única maneira de saber como lidar com o consumidor.

Conheça seu público

O primeiro motivo é conhecer seu público, pois você entenderá como sua marca ajuda os clientes e o que faz com que eles se aproximem dela. Nesse sentido, é importante saber quem é o público para melhorar seu marketing, oferecer uma boa experiência de compra e aprimorar o atendimento ao cliente.

Elabore boas estratégias de marketing

Outro motivo para conhecer seus principais clientes é conseguir elaborar boas estratégias de marketing, como utilizar o canal preferido pelo seu consumidor, como Facebook, LinkedIn, etc. Além disso, seu posicionamento nas redes sociais será preciso, falando diretamente com o cliente.

Planeje campanhas

Com o conhecimento do seu público, as campanhas de marketing serão direcionadas, o que as tornará eficazes, ou seja, convertendo vendas com facilidade. Se você está falando exatamente o que o cliente quer ouvir, ele buscará seus produtos e serviços.

Melhore sua estratégia de precificação

A precificação de um produto não se resume ao valor imposto a ele. Esse custo também leva em consideração o valor que seu cliente considera acessível e atraente. Quando você oferece um valor que seu cliente pode pagar, esta é uma estratégia eficaz.

Como descobrir o perfil dos principais clientes?

Para saber quem são seus principais clientes, é necessário observar atentamente o histórico daqueles que costumam interagir com sua marca e como essas pessoas se comportam. Essa é uma análise externa. Muitas empresas se limitam a essa análise considerando apenas o questionamento de “para que tipo de pessoa eu fiz esse produto”, mas essa abordagem é equivocada. Afinal, você também precisa analisar o que ultrapassa sua intenção, ou seja, quem realmente adquire seus produtos.

Essa é uma forma de descobrir seus clientes. Para essa análise, invista em recursos como formulários web, coleta de feedback e um pós-venda poderoso. Entre em contato com seu cliente, pois além de conhecê-lo melhor, você criará uma relação interessante com ele. No geral, você deve analisar as principais métricas que se relacionam com os consumidores, como tempo e ciclo de venda, ticket médio, nível de satisfação dos clientes, adimplência de pagamento, recorrência de compras e permanência na base. Com base nessas métricas, você tem diversos pontos de vista para entender o perfil de seus principais clientes.

Utilize o CRM para entender os principais clientes

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma estratégia utilizada para gerenciar melhor o relacionamento com o cliente. Logo, essa é a melhor forma de compreender qual o perfil dos consumidores que buscam sua marca. Se você está em busca de uma ferramenta assim, conte com o Zoho CRM. O Zoho CRM é um software online que tem como objetivo ajudar sua empresa a gerenciar as relações com seus principais clientes. Por esse motivo, nossa solução conta com recursos inovadores, como a automação de marketing, análises, gerenciamento do pipeline de vendas e um assistente de vendas com IA incorporada. Então, acesse nosso site e saiba como implementar o Zoho CRM no seu negócio. Conheça nossas soluções e descubra como é possível impulsionar rapidamente as vendas da sua empresa!


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Sobre a Delab

Nós da Delab desenvolvemos os melhores sistemas para que você tenha à sua disposição as melhores ferramentas para atingir suas metas. Entendemos que nossos clientes precisam atender às necessidades do mercado de forma dinâmica e eficiente. O uso de tecnologias para organizar e agilizar o processo de vendas é fundamental para atingir este objetivo.

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