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O jeito certo de fazer gestão de lead

22/03/2024 12:09 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra o método correto de gestão de leads para impulsionar seu negócio. Conheça estratégias eficazes para administrar oportunidades de vendas.
Homem em pé mostrando um quadro com dados para pessoas numa mesa
(Fonte: Freepik/Reprodução)
Você sabe como fazer gestão de lead? Descubra o método correto para administrar em seu negócio. Continue nos acompanhando!

No geral, essa gestão pode ser entendida como um processo de criação, acompanhamento e conversão de oportunidades de negócio. Isso é feito com base nas estratégias de Inbound e Outbound Marketing.

Contudo, antes mesmo de explorar como você deve fazer, do jeito certo, a gestão de lead, é necessário compreender o que é um lead. Sendo assim, o lead é o usuário que faz o compartilhamento, de modo espontâneo, dos dados pessoais para a sua empresa. Isso tem como motivação receber algum conteúdo ou benefício.

Esse benefício é, geralmente, o download de um e-book, participação em eventos ou ser contatado por sua equipe de vendas. Portanto, os leads são vistos como uma oportunidade de venda, mas é necessário nutri-los do modo correto para convertê-los em vendas.

Dito isso, entenda a seguir como você pode fazer a gestão de lead do jeito certo.

O que é uma gestão de lead?

Inicialmente, é fundamental que você saiba o que é uma gestão de lead. Nesse sentido, essa gestão se refere à educação, apresentação e conversão de um contato, que ocorre ao longo da jornada de compra. Com isso, vê-se que existe uma relação íntima entre o conceito de gestão de lead e o funil de vendas.

Tenha em mente que o funil de vendas representa o primeiro passo de uma estratégia eficaz para captar leads. Neste funil, você cria consciência no seu cliente de que o produto ou serviço é necessário. Por isso, a gestão de lead tem como intuito captar, qualificar, nutrir e converter essas oportunidades.

Por que ter um bom gerenciamento de lead?

Toda e qualquer empresa, seja qual for o seu porte ou nicho, precisa de uma gestão de leada fim de nutrir, da maneira correta, essas oportunidades de negócio. Afinal, você precisa seguir de modo adequado a estratégia elaborada para obter bons resultados.

Sendo assim, você deve investir em uma boa gestão de lead com o objetivo de converter uma oportunidade de negócio com tranquilidade. É necessário seguir todas as etapas com calma e precisão. Por isso, existem algumas dicas que podem te ajudar a gerir melhor os seus atuais leads.

Qual a maneira correta de gerenciar lead?

Se você está interessado em fazer uma boa gestão de lead na sua empresa, confira o passo a passo a seguir que pode ajudar o seu setor de vendas e de marketing.

Segmentação de leads

O primeiro passo para uma gestão eficiente de lead é segmentá-los. Ou seja, você precisa conhecer e definir a sua persona – o cliente ideal para a sua empresa. Com base nisso, é possível produzir um conteúdo individualizado e que capte leads da melhor maneira.

Enviar e-mails ou investir em campanhas generalizadas com certeza não é a melhor opção para o seu negócio. Você precisa criar uma relação com o cliente, de modo que ele se sinta especial para a marca – e o método generalizado, para tentar captar um público maior, não é a via ideal.

Tenha um fluxo de nutrição estratégico

Um fluxo de nutrição é a sequência de e-mails que é enviado para o lead, e ele deve ser construído levando em consideração a segmentação de leads. Portanto, organize os materiais que o seu negócio pode oferecer para um lead. Esse conteúdo deve ser suficiente para que ele entenda como você é a solução para os problemas dele.

Produza um conteúdo relevante

Invista em conteúdo exclusivo, original e de qualidade. Ele precisa ter uma relevância do ponto de vista do lead. Por isso é tão importante que você segmente seus leads de modo que entenda o comportamento deles. Essa produção rica é capaz de converter os seus leads em oportunidades. Esse material deve engajar o seu lead!

Realize ações voltadas para leads inativos

Os leads inativos são os que fizeram ou chegaram perto de fazer um negócio com a sua marca. Então, eles têm sim um laço com a sua empresa, porém, por algum motivo, esfriaram o seu engajamento. Por isso, invista em uma ação para reativar esses leads inativos – ao invés de conquistar um novo consumidor.

Qualifique os seus leads

Com certeza essa é uma das etapas que mais merece a sua atenção na gestão de lead. Afinal, é neste momento que você consegue identificar quais contatos estão no momento adequado para comprar e quais se encaixam no perfil ideal como cliente.

Para isso, entenda que existem dois leads, o SQL, que é qualificado para vendas, e o MQL, qualificado para o marketing. Em ambos os casos, identificar quais leads são qualificados auxilia no direcionamento do discurso correto e abordagem na hora certa.

Qual a melhor ferramenta para uma boa gestão de lead?

Uma gestão de lead é essencial para o crescimento do seu negócio. No entanto, isso só será eficaz se você lidar com cada lead com o cuidado e a atenção que eles merecem.

Sabemos que o gerenciamento desses leads pode ser um processo complexo e exigente. Contudo, se trata de um passo crítico para a eficiência de marketing, alcance de vendas simplificado e mais receita. Por isso, conte com uma ferramenta de excelência, como o Zoho CRM, que é primordial para a sua gestão de lead.

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