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Queda no segmento de vendas. Como resolver?

08/04/2024 12:51 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra como resolver a queda nas vendas com 8 ações estratégicas. Alinhe equipes, defina metas claras e invista em treinamento. Saiba mais!
Gráficos de diferente scores com uma seta vermelha apontando para baixo
(Fonte: Freepik/Reprodução)
Um CRM pode ajudá-lo a alinhar as equipes do segmento de vendas e marketing, pois otimiza toda a estrutura interna de seu negócio.

As causas para a queda no segmento de vendas variam, mas parecem se resumir ao fato de que as pessoas estão mais ocupadas com outras demandas (independente de quais sejam), do que em solucionar pequenas questões.

Por exemplo, no Natal as pessoas estão mais propensas às compras do que no restante do ano. Da mesma forma, sua equipe de vendas pode estar igualmente ansiosa para aproveitar outros momentos e relaxar, por consequência, está investindo um pouco menos em suas tarefas do dia-a-dia.

Talvez você tenha notado a queda no segmento de vendas. Ou talvez você esteja lidando com vendas em declínio em uma época diferente do ano e por motivos diferentes.

De qualquer forma, se suas vendas estiverem em baixa, você precisará tomar medidas específicas para remediar a situação. Há também coisas que você deve fazer para evitar quedas totalmente e manter suas vendas no ritmo, independentemente do que está acontecendo ao seu redor.

Neste artigo, estão 8 ações que você pode fazer para evitar o declínio no segmento de vendas e para ajudar a garantir que você está fazendo tudo o que pode para atingir ou superar suas metas.

Como resolver a queda no segmento de vendas?

1. Entenda por que as quedas no segmento de vendas acontecem

Mencionamos um tipo de queda de vendas temida, como em épocas que não são festivas, mas as tendências não são a única coisa que pode estar em jogo quando você começa a ver suas vendas caírem.

Existem muitas razões atribuíveis diferentes pelas quais suas vendas podem estar caindo e, para remediá-las, você precisa ser capaz de identificar quais são.

Algumas explicações possíveis, além das tendências sazonais, incluem a baixa moral da equipe ou falta de talento ou incentivos da equipe. Também é possível que você não esteja segmentando a base de clientes certa ou que seus objetivos de vendas e marketing sejam muito estreitos ou muito amplos.

Seja qual for o motivo, é importante que você coloque seu chapéu de detetive e trabalhe para identificá-los. Quanto mais cedo você puder entender as raízes do seu problema de vendas em declínio, mais cedo poderá tomar medidas para corrigi-las.

2. Crie uma força de trabalho mais feliz para o segmento de vendas

Funcionários felizes não contribuem apenas para uma cultura mais positiva no local de trabalho - eles também contribuem para gerar mais vendas.


Uma força de trabalho feliz e engajada pode ser a maior vantagem que sua empresa pode obter na economia atual. Um estudo norte-americano descobriu que vendedores felizes fazem mais vendas, fazem upsell com mais frequência e levam a clientes mais satisfeitos.


Então, como você cria uma força de trabalho mais feliz? Tudo começa com a garantia de que os membros de sua equipe se sintam valorizados, o que inclui desde oferecer remuneração atraente e pacotes de benefícios até promover um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.


Quanto mais você puder melhorar a satisfação da equipe de vendas, mais benefícios você verá na produtividade diária e nas vendas gerais. Um CRM, por exemplo, pode ser um aliado para as equipes de marketing e vendas estarem alinhadas e o astral de todos lá no alt

3. Defina metas fáceis e alcançáveis

Todas as empresas querem vender o máximo possível, mas essa não é uma diretriz muito clara para dar à sua equipe. Em vez de apenas dizer a todos para apontar para as estrelas e deixar por isso mesmo, certifique-se de estabelecer metas muito claras e realistas pelas quais seus representantes de vendas possam se esforçar.

A aparência desses objetivos será exclusiva da sua empresa. Baseie-os no desempenho passado e em dados reais, tendo em mente que, se a maioria de sua equipe não conseguir atender às suas expectativas, é quase certo que os objetivos, e não os próprios indivíduos, sejam os culpados.

4. Estabeleça incentivos

Tão crucial quanto estabelecer metas alcançáveis ​​é reconhecer e recompensar os membros da equipe quando eles as alcançarem.

Uma maneira de fazer isso é oferecer uma estrutura de comissão em camadas, na qual quanto mais um representante exceder sua meta, mais sua taxa de comissão aumentará.

Bônus e vantagens por desempenho excepcional também podem percorrer um longo caminho - assim como chamar e reconhecer os representantes de vendas e as equipes que vão além.

Ao reconhecer e celebrar o trabalho duro, você mostra que valoriza os membros de sua equipe de vendas e tudo o que eles fazem por você. Isso ajuda a criar a força de trabalho mais feliz que mencionamos anteriormente e também contribui muito para garantir que sua equipe se sinta reconhecida.

5. Invista em treinamento para o segmento de vendas

Você não pode esperar que uma equipe de vendas mal treinada seja mais eficaz.

A responsabilidade é da gestão para organizar e incentivar protocolos de treinamento adequados. Não fazer isso significa que você tem uma força de trabalho que provavelmente não esteja no mesmo patamar em relação ao que você está tentando alcançar e a forma de execução.

Um manual do funcionário não é suficiente. Certifique-se de que você está facilitando práticas de treinamento impactantes, começando com a integração e continue a oferecer novas maneiras de sua equipe aprender e crescer em conjunto.

Isso não apenas mantém todos informados sobre a melhor forma de fazer seu trabalho, mas também oferece à gerência a oportunidade de avaliar regularmente o pulso de seus funcionários e aprimorar quaisquer áreas em que a insatisfação ou a falta de orientação esteja no caminho de ótimas vendas.

7. Otimize sua estratégia de Marketing

Vendas e marketing estão ligados, de forma que um complementa o trabalho do outro. O marketing é uma estratégia de extrema importância para potencializar as vendas, porém se houver quedas no rendimento, é extremamente necessário saber pontuá-las para que suas vendas voltem a ter resultados positivos.

Você não precisa revisar completamente seu plano de marketing para obter melhores resultados, mas precisa se concentrar em ser mais estratégico através dele.

Observe seus dados e análises de marketing para ver onde podem estar as lacunas para, então, realizar táticas importantes, como retrabalhar suas personas de clientes, aumentar organicamente sua lista de contatos de e-mail e aumentar a aposta de suas campanhas de reengajamento.

7. Reavalie seu público

É possível que o declínio nas vendas seja resultado de um pool de público-alvo incompreendido.

Embora todas as empresas tenham uma base de clientes desejada, nem todas as pessoas podem estar dentro dos parâmetros. Para manter e aumentar as vendas, é essencial que você saiba exatamente para quem está vendendo, incluindo não apenas a demografia, mas também suas preferências e pontos problemáticos.

Reavaliar seu público é sobre pesquisa. Você quer realmente mergulhar nos detalhes do que faz seu grupo principal de clientes para ter certeza de que não está apenas alcançando as pessoas certas, mas de uma maneira que trará mais resultados para as vendas.

Para começar, dê uma olhada em seus clientes atuais e suas semelhanças. E enquanto você está nisso, faça questão de monitorar os obstáculos comuns de vendas. As chances são de que existem razões bastante comuns para que os negócios não sejam fechados e que o oposto seja verdadeiro para os negócios que são concluídos.

8. Mantenha-se positivo

Sua perspectiva pode estar no caminho de melhorar uma situação indesejável da maneira correta. Então, a melhor dica que podemos dar se você estiver enfrentando um declínio nas vendas é, se mantenha positivo e com o foco nos negócios. Afinal, desistir é assumir que as coisas não podem ficar melhores do que já estão.

Enquanto isso, se você continuar acompanhando o que está fazendo enquanto procura por problemas e soluções específicas, há uma grande probabilidade de superar a tendência de queda.

O sucesso não é um esforço passivo e raramente é garantia. Por esse motivo é importante manter os pés no chão e aceitar que as quedas, infelizmente, acontecem e é necessário saber trabalhar com elas. Assim, você dá à sua empresa a melhor chance de recuperar suas vendas e alcançar resultados positivos.

Considerações finais: como agir sobre um segmento de vendas em declínio?

Ver o declínio nas vendas, é um sinal de alerta indicando que algo está errado. Fique de olho nos dados para que você esteja sempre bem informado sobre o fluxo de vendas, para assim que as quedas ocorrerem você consiga agir de forma rápida.

Em alguns casos, suas vendas sofrem impactos de forças externas e podem se recuperar sem sua interferência. E se esse não for o caso, a ação imediata implica em evitar a piora da situação.

Um CRM pode ajudá-lo a alinhar as equipes do segmento de vendas e marketing, pois permite uma otimização de toda a estrutura interna de seu negócio. Utilize o Zoho CRM para facilitar o cotidiano de seus funcionários! Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para sua empresa.


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