Otimize suas vendas e marketing com o Zoho CRM. Melhore a comunicação, centralize dados e identifique clientes certos no momento certo. Descubra mais!
O Zoho CRM possibilitará a harmonização do departamento de vendas e marketing da sua empresa. Proporcione a melhor experiência aos seus clientes.
A sintonia entre os dois setores torna-se um fator primordial para reter os clientes atuais e impulsionar as vendas.
Certamente, você já deve ter se deparado com informações sobre os benefícios de utilizar o CRM em uma organização empresarial. Ao ler o título, talvez tenha despertado sua curiosidade sobre como o CRM pode contribuir para alinhar suas estratégias de negócio. Neste conteúdo, você terá acesso a insights valiosos para aprimorar suas abordagens.
Prepare-se para uma leitura enriquecedora!
O que é alinhamento de vendas e marketing?
O que é alinhamento de vendas e marketing?
Toda empresa competitiva no mercado reconhece a importância de alinhar as equipes de vendas e marketing. Mas em quais aspectos elas devem estar alinhadas?!
Em primeiro lugar, ambas as equipes precisam convergir para o mesmo objetivo geral. Em muitas empresas, esse objetivo é o aumento das vendas e da receita. Com um objetivo comum estabelecido, a colaboração entre marketing e vendas torna-se mais fácil para alcançá-lo.
Não é mais viável pensar que o marketing tem suas próprias metas e o departamento de vendas as suas. Ambos precisam trabalhar em conjunto!
Essa divisão convencional explica por que mais da metade dos profissionais de marketing não têm certeza sobre quais recursos são mais úteis para seus colegas de vendas.
Para otimizar os resultados de marketing e vendas, é necessário abandonar a visão de que esse relacionamento é como uma corrida de revezamento.
Por exemplo, o marketing realiza sua parte ao atrair o cliente, passando então para as vendas, que assumem a responsabilidade de concluir a venda com êxito. Deve-se pensar na relação entre marketing e vendas como um ciclo.
O marketing precisa estar ciente das ações de vendas após a transferência dos leads, de modo a aproveitar ao máximo a situação, enquanto as vendas devem conhecer as iniciativas de marketing anteriores à transferência e encontrar soluções que complementem o trabalho.
A seguir, conheça os impactos do alinhamento entre as equipes de vendas e marketing com CRM.
7 impactos do alinhamento entre vendas e marketing com CRM
7 impactos do alinhamento entre vendas e marketing com CRM
1. Melhoria na comunicação entre marketing e vendas
1. Melhoria na comunicação entre marketing e vendas
O sucesso de um negócio está em sua capacidade de permanecer no mercado por longos períodos. Para que os membros de diferentes departamentos trabalhem em conjunto, é crucial que estejam alinhados. A falta de comunicação entre os membros da equipe pode gerar conflitos interdepartamentais.
Portanto, com o auxílio de um software de gestão de trabalho compartilhado, marketing e vendas podem aumentar a eficiência de suas operações. O CRM também auxilia a empresa no rastreamento das estratégias de marketing e divulgação de vendas.
2. Centralização do banco de dados
2. Centralização do banco de dados
O CRM centraliza as informações dos clientes em uma única plataforma. Ele fornece detalhes precisos sobre a última compra do cliente, reclamações, novas aquisições, visitas ao site por parte de potenciais clientes, entre outros dados.
Assim, ao disponibilizar as informações dos clientes em uma única plataforma no CRM, a equipe de marketing e vendas tem acesso a todos os dados de contato dos leads. O software de CRM também enriquece o perfil de contato dos leads com informações adicionais úteis sobre o histórico da empresa, concorrência e interações com a marca.
3. Identificação dos clientes certos no momento certo
Identificar os clientes certos no momento certo é uma das melhores maneiras de impulsionar o seu negócio. Tanto marketing quanto vendas terão uma visão completa dos leads e prospects, possibilitando a conversão dos leads em vendas.
4. Aumento da eficiência das vendas
O sistema de CRM auxilia os representantes de vendas a gerenciar suas atividades de forma profissional. A automação das vendas simplifica as operações de pedidos em uma única plataforma, aumentando o desempenho da equipe de vendas e a lucratividade, oferecendo todas as ferramentas necessárias para concluir negócios de maneira eficaz.
O CRM é um sistema que rastreia automaticamente todas as etapas do processo, incentivando os representantes de vendas a documentar e comunicar suas atividades de campo.
5. Ampliação do alcance de marketing com CRM
5. Ampliação do alcance de marketing com CRM
O marketing desempenha um papel crucial no cenário atual. O CRM permite a criação de campanhas de e-mail, SMS e relações públicas direcionadas para grupos-alvo, visando atrair clientes em potencial para o produto.
6. Aumento da produtividade nos setores
6. Aumento da produtividade nos setores
O CRM para marketing e vendas não apenas facilita o trabalho, mas também oferece aos colaboradores a capacidade de concluir suas tarefas com facilidade. Colaboradores satisfeitos com a gestão da empresa tendem a demonstrar interesse em executar suas atividades, contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais.
7. Acesso contínuo e operação confiável
7. Acesso contínuo e operação confiável
O CRM na nuvem, por exemplo, permite o acesso ao sistema de qualquer lugar, seja no escritório ou em trabalho remoto, por meio de dispositivos como laptop, smartphone e tablet. Tudo o que é necessário é uma conexão com a internet.
Você e seus colegas podem acessar o banco de dados a qualquer momento e de qualquer lugar, mesmo fora do horário comercial, se necessário. Isso é especialmente útil para empresas modernas.
O backup de todas as informações é realizado no CRM na nuvem, garantindo que o sistema permaneça operacional em caso de qualquer eventualidade.
Considerações finais: por que alinhar os setores de vendas e marketing com CRM?
Considerações finais: por que alinhar os setores de vendas e marketing com CRM?
Há uma competição acirrada em todos os setores e todas as empresas buscam aumentar as vendas e a fidelidade dos clientes. Empresas que se concentram no alinhamento entre os dois setores para trabalhar de maneira mais produtiva são as que se destacam no mercado e superam a concorrência.
Se você ainda não utiliza um CRM, ao adotar o Zoho CRM, poderá realizar o melhor alinhamento do setor de vendas e marketing da sua empresa. Permita-se oferecer as melhores experiências aos seus clientes. Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para sua empresa!
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